23 de abril de 2014

Conheçam os Benefícios da Chia

A chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas. Originária do México, suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos. A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico. Pode ser encontrado na forma de grão, óleo e farinha. A porção diária indicada é de 25g (aproximadamente 2 colheres de sopa) com valor calórico de 122 Kcal pela porção.


Auxilia o emagrecimento: Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando uma espécie de gel. Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que aumentam a dilatação do estômago. Esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta menor quantidade no consumo de alimentos. Além disso, o consumo regular de chia pode ser benéfico para evitar a formação de gordura localizada.


Previne e controla o diabetes: por conter fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2. A digestão dos carboidratos começa na boca e termina no intestino, onde as maiores parte do carboidrato serão transformadas em tipos diferentes de açúcar (glicose, frutose, galactose) para serem absorvidos. Quando consumidos juntos, as fibras da chia atua na diminuição da velocidade com que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino, para terminar de ser digerido e absorvido, justamente por se transformarem em gel. Dessa forma, a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea, fazendo com que a insulina também seja liberada aos poucos.
Previne doenças cardiovasculares: com o consumo regular da chia é possível evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão devido as grandes quantidades de ômega 3. Reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias. Além disso, ajuda na regulação da pressão, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea.


Regula o colesterol: de toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea.
Efeito desintoxicante: os antioxidantes, como o ácido cafeico, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.
Fonte de cálcio: a chia é uma alternativa para indivíduos que têm problemas com a lactose. Porém, alimentos como tofu e gergelim contêm maiores quantidades de cálcio e deve consumi-los também.
Protege o cérebro: ela também pode favorecer as ligações cognitivas no cérebro. Muitos estudos relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.
Pele e cabelos mais bonitos: a chia também apresenta vitamina A, nutriente que age como antioxidante e também auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. A semente também leva vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelos.
Efeito anticelulite: já se sabe que a chia contém quantidades significativas de ômega 3, o consumo desse ácido graxo está relacionado com a diminuição da inflamação, o que seria interessante para diminuir e evitar celulite.
Fortalece a imunidade: por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico, é importante para reforçar as defesas, afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Estão presentes também nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, indispensáveis para a manutenção da integridade e saúde das células.
Boa fonte de ferro: o mineral presente em grande quantidade na chia, é muito bem absorvido nesse alimento.

Ele é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo nosso corpo. A redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, queda de imunidade, fadiga, cansaço e aumenta os riscos de infecções.


Ana Letícia Vieira
Nutricionista

CRN-3/SP: 33632
(11) 9 8432-2343 / 7845-5507
ID: 5*304369

Nenhum comentário:

Postar um comentário