2 de abril de 2014

Goji Berry a fruta do momento

O que você sabe sobre o superalimento do momento, a fruta goji Berry (Lycium barbarum)? 



É uma planta que ocupa o topo da tabela das principais 8000 ervas e alimentos com poderes curativos. Textos médicos chineses citam as vantagens da fruta como renovação da vitalidade até o fortalecimento e restauração de órgãos importantes (olhos, fígado e rins) 
Novidade no país, a fruta é conhecida há milhares de anos pelos orientais, originária do sul da Ásia (China, Tibete e Índia), essa fruta está presente em muitas dietas e cardápios dos brasileiros no momento. 
Fonte de vitaminas como B1, B2, B6 e E, minerais (zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo), ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, fonte de carotenoides que previnem envelhecimento da pele, o goji berry tem agradado aos adeptos das novidades para emagrecer. Em estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a alta concentração de vitamina C ficou comprovada (na versão desidratada 100g contém 2,5g da vitamina), sendo 50 vezes maior que a laranja! Já pensou nesse benefício? Atentem-se para o fato de que consumir a fruta in natura ou na forma desidratada é mais eficiente do que se suplementada. 
Uma boa notícia divulgada pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine comprova que com o consumo regular há aumento de energia, desempenho para atividades físicas, qualidade de sono, capacidade de concentração, além de ser protetora para doenças cardiovasculares, sistema neurológico e imunológico, e ainda reduz a fadiga e estresse, o que é ótimo para nós da capital que vivemos em meio ao caos. 

Quer mais?  
Os aminoácidos auxiliam a formação de proteínas que auxiliarão na formação de músculos. E também o ácido graxo presente, o linoleico, reduz os níveis de LDL circulante no sangue. 

A dose diária recomendada para atingir alguns ou todos os benefícios acima é de 15 a 30(não consumir quantidades superiores, pois os estudos ainda são recentes) da fruta ou 120ml de suco, sendo que se a forma escolhida for a desidratada recomenda-se ingerir com líquidos para que possa aproveitar mais os benefícios das fibras, mas pode ser consumida também com iogurtes, saladas, com outras frutas e sementes, da forma que mais agradar seu paladar! O ideal é ingerir no período matutino ou antes das atividades físicas por seu poder energético. 
Importante: pessoas em uso de anticoagulantes não é indica consumir a fruta por ter efeito potencializador. 
 Onde encontrar?  
Na forma desidratada podemos encontrar em lojas e empórios naturais ou em lojas de manipulação com cápsulas com o pó da fruta. Na forma in natura é mais difícil por se encontrar por se tratar de uma fruta importada. 

Mais algumas curiosidades: 
- Aumenta a função sexual e trata a disfunção, aumenta os níveis de testosterona no sangue e aumenta a libido tanto em homens quanto em mulheres; 
- Promove a saúde dos olhos e melhora a visão, os carotenoides antioxidantes podem proteger contra a degeneração macular e cataratas; 
- Trata sintomas da menopausa; 
- Previne mal estar matinal no primeiro trimestre de gestação; 
- Aumenta a fertilidade; 
- Melhora o humor, aumenta a energia e força, especialmente na luta contra doenças, melhora a resistência contra doenças; 
- Mantém pressão sanguínea saudável e melhora as funções cardíacas; 
- Reduz o colesterol e promove a taxa normal de açúcar no sangue em adultos com diabetes, também contém betaína que pode prevenir níveis de gordura no fígado e danos vasculares ocorridos em diabéticos; 
- Alivia dores de cabeça e tonturas e melhora a memória e raciocínio rápido; 
- Fortalece o sangue, melhorando a produção de glóbulos brancos e plaquetas; 

Então, que tal aproveitar?


Ana Letícia Vieira

Nutricionista
Atende no Studio Ser
(11) 9 8432-2343 / 7845-5507
ID: 5*304369

4 comentários:

  1. Nossa Ana, adorei oq li sobre o goji, consumo a muito tempo e compro no emporium sim sim, eles tem as melhores goji, porq são mais docinhas, vc já viu? consumo ela naturalmente, 2 colheres de sopa por dia, uma de manhã e outra a noite. estou tendo ótimos benefícios! bjo e parabéns pela divulgação do goji!

    ResponderExcluir
  2. Ana, adorei oq li sobre o goji, consumo a muito tempo e compro no emporium sim sim, eles tem as melhores goji, porq são mais docinhas, vc já viu? consumo ela naturalmente, 2 colheres de sopa por dia, uma de manhã e outra a noite. estou tendo ótimos benefícios! bjo e parabéns pela divulgação do goji!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria Nutri Ana!!! Vou ver se encontro aqui!!!! Muitos benefícios né!!

    Bjinhos Joyce

    ResponderExcluir
  4. Sou fã do goji! Tão fã que resolvi comercializá-la. Se alguém tiver interesse me procure!!! Tenho pronta entrega. Entrego para todo o Brasil!
    bartiragoji@gmail.com
    Abraços,
    Bartira

    ResponderExcluir