17 de setembro de 2014

chá e seus beneficios



Camomila: As flores da camomila têm efeito anti-inflamatório, antisséptico, sedativo e antiespasmódico, por isso, são usadas para aliviar as cólicas dos bebês e as menstruais. Chá de camomila é relaxante natural, diminui a tensão nervosa, a insônia, as dores de cabeça e os problemas gástricos.

Dica: Aplicado nos fios, o chá de camomila acentua o tom dourado dos cabelos. Em compressas, suaviza as olheiras e o inchaço dos olhos.

Chá-verde: Rico em flavonoides e catequinas (antioxidante), auxilia na prevenção do câncer por ter capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares porque diminui os níveis sanguíneos de LDL, fração ruim do colesterol. Contém também substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células do corpo, colabora com o emagrecimento, pois acelera o metabolismo, conferindo uma tendência para emagrecer. Possui vitaminas e minerais.
O ideal é tomar após as refeições, mas, por conter cafeína, deve ser evitado à noite para não prejudicar o sono.
Importante: como tem efeito adrenérgico, que aumenta a adrenalina, o chá-verde deve ser tomado com moderação, no máximo 3 xícaras de chá por dia. Pessoas com arritmia cardíaca não devem ultrapassar esta dose. O excesso pode sobrecarregar o fígado e outros órgãos. Além disso, algumas substâncias do chá diminuem a absorção de ferro.


Anis: Muito empregado como digestivo e principalmente como carminativo, pois facilita a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de ser um excelente antiespasmódico. É bastante utilizado para aliviar as cólicas em recém-nascidos. Tem ação anti-inflamatória (principalmente contra problemas bucais, amigdalite e garganta), antioxidante, cicatrizante, laxante, diurética e adstringente suave.

Calêndula: Tem propriedades bactericida, antifúngica, antisséptica, analgésica, calmante, anti seborreica e vasodilatadora. Melhora o abscesso do estômago, cólica menstrual, acne, eczema seborreico do couro cabeludo e vulvovaginite.
Não é indicado para gestantes.

Canela: Contra calafrios, pressão baixa, ulcerações da gengiva e mucosa da boca. Tem ação coagulante e estimulante da imunidade. Ajuda a combater problemas de pele como acne, tirar piolho e tratar o mau hálito. Auxilia a digestão, alivia sintomas da artrite e pode diminuir o colesterol ruim.

Cáscara sagrada: Apresenta efeito laxante, diurético, tônico e antitérmico. Ajuda a regularizar o fluxo menstrual. O excesso pode provocar diarreia. Pessoas com problemas estomacais devem evitar esse chá.

Guaco: Atua no aparelho respiratório como antisséptico, é antiasmático, antigripal, anti-inflamatório, antimicrobiano e expectorante, aliviando dores de garganta, tosse e rouquidão.
Tem ação hipotensora, sedativa e cicatrizante. Uma boa dica é misturar os chás de ervas com frutas e adoçar com mel.

Hortelã: Tem propriedade tônica, aromática e calmante. Ajuda a combater flatulência, cólicas e verminose. Excelente digestivo, é indicado em dietas de emagrecimento, além de aliviar cólicas menstruais e intestinais.

Espinheira-santa: Estudos indicam que a erva colabora com o tratamento de alguns tipos de câncer. Combate úlceras, gastrite, azia e flatulência. É um diurético suave, cicatrizante, desinfetante, anti-inflamatório e laxativo. Não é recomendo para crianças, gestantes e lactantes.

Maçã: É calmante, desinfetante bucal, sonífero, antidiarreico e diurético. Tem ação antibacteriana, antiviral, anti-inflamatório e facilita a digestão.

Dica: Para que os chás preservem todas as suas funções, principalmente antioxidantes, devem ser consumidos logo após o preparo. Antes de consumir os chás com propriedades medicinais, consulte um médico ou nutricionista.

Ana Letícia Vieira

Nutricionista - CRN-3/SP: 33632


(11) 98432-2343

2 comentários:

  1. O meu predileto de todos é o de Camomila, sou quase dependente de Camomila kkkkkk
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir