10 de setembro de 2014

tchau câimbra - alimentos que ajuda a evitar a dor

Cãibra ou Câimbra – é uma dor intensa, uma fisgada. É uma contração dolorosa e involuntária dos músculos, um problema comum que apesar de não sinalizar nenhuma doença grave, funciona como um termômetro que mede o equilíbrio de água e nutrientes (hidroeletrolítico) no nosso organismo. Quando ocorre, é sinal de uma deficiência, sinal de que é preciso repor a água e os sais minerais, como potássio e sódio. 

È mais comum acontecer nos pés e panturrilhas, pois são áreas que se movimentam muito e consequentemente sofrem maior desgaste além de perder mais nutrientes, mas é possível ocorrer em outras partes do corpo. Podem ocorrer também cãibras noturnas, isso ocorre devido ao balanço que o organismo faz do que consumiu e gastou de energia ao longo do dia, percebendo e reagindo a falta de algum nutriente mesmo se estamos dormindo, outra hipótese é o fato do músculo que ficou tenso o dia inteiro relaxar muito rapidamente na hora do sono.

Quando alongamos os músculos desnutridos, proporcionamos a reposição de vitaminas e sais minerais através da irrigação do sangue no local e a dor some.

** Alimentos fonte de potássio

Molho de Tomate: uma xícara de molho de tomate industrializado contém mais de 800 mg de potássio. Mas é preciso ter cuidado para não escolher uma marca que adicione sódio e açúcar ao molho;

Peixes: uma porção média de peixe tem em média 449 mg de potássio. Salmão e mariscos também são boas opções de frutos do mar.

Iogurte: um pote médio de iogurte light tem 531 miligramas de potássio. Cuidado apenas com os produtos que têm frutas, pois podem ter maior quantidade de açúcar.

Abacate: a fruta contém 975 mg. Não é necessário comer um abacate inteiro de uma vez, colocar pedaços em uma salada ou sanduíche também traz bons resultados.

Uvas passas: pacotes pequenos têm 322 mg de potássio. Grande quantidade extra de açúcar pode aumentar muito a quantidade de calorias.

Batata: uma batata média tem 751 miligramas de potássio. Uma batata doce de tamanho médio também apresenta mais de 540 miligramas, além de ter o antioxidante betacaroteno.

Folhas verdes: uma xícara de acelga cozida tem 961 miligramas de potássio. A mesma porção de espinafre contabiliza 839 miligramas, enquanto uma xícara de folha de beterraba também cozida tem mais do que 1.300 mg.

Feijões: além da variedade de fibras e proteína, os grãos também são ricos em potássio. O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 mg em uma xícara de produto.

Abóbora: uma xícara de abóbora cozida contém 582 miligrama de potássio, além de uma grande quantidade de vitamina A e ômega 3.

Ameixa: com 167 miligramas de potássio por unidade, uma mão cheia da fruta seca também é uma rica fonte de fibra.

Damascos secos: outra fruta seca que entra no ranking é o damasco, que tem 257 miligramas em ¼ de xícara.

Melão cantalupo: uma porção de 134 gramas deste tipo de melão tem 358 miligramas de potássio.

Mamão: Uma porção pequena de mamão papaia tem 264 miligramas de potássio.




Ana Letícia Vieira - Nutricionista
CRN-3/SP: 33632  contato: (11) 98432-2343

Nenhum comentário:

Postar um comentário