10 de agosto de 2012

Gelatina amiga ou vilã ?

Olá meninas, o assunto de hoje é Gelatina! Hmmmm, quem não gosta dessa delícia? E aquela velha história de que é um alimento riquíssimo em colágeno e ajuda a pele e as unhas? Mas será que isso é verdade?


Sempre tive essa curiosidade e teve uma época que eu me empolguei MUITO com isso mas não vi resultados, deixei pra lá. Essa semana pensei em postar sobre gelatina aqui no blog, que faz bem e tals, mas quando fui procurar melhor, eis a minha surpresa! Aquelas gelatinas gostosas e coloridas não nos ajudam tanto quanto pensávamos, na verdade chegam a nos prejudicar. D:
Pesquisei em vários blogs e deixo o link de alguns deles no final, oks?!
As gelatinas industrializadas que compramos no mercado possui pouquíssimo colágeno (a nossa substância milagrosa que faz bem pra tudo) e além disso ela é rica em açúcar, adoçante e corante! E qual o problema?! Acredito que todas já saibam os males da ingestão de açúcar em excesso né?! Pularei para os adoçantes, eles aumentam a capacidade de o organismo receber a glicose, também é associado por alguns médicos pelo risco de causar câncer e Alzheimer. Agora vamos para os corantes, aquelas substâncias que dão a cor linda das nossas gelatinas, alguns dos corantes usados na nossa sobremesa são cancerígenos, causam hiperatividade em algumas pessoas ou reação alérgica, alguns desses corantes são proibidos em países europeus e nos EUA.



"Já é bem documentado na literatura a capacidade dos xenobióticos de se alojarem em células do tecido adiposo, a gordura e o caráter metabólico deste tecido em produzir células inflamatórias, levando a inflamação e favorecendo o desenvolvimento da obesidade. Sem falar no potencial dos adoçantes artificiais de aumentar o número de receptores intestinais de glicose, favorecendo a maior absorção do nutriente e o surgimento da gordura abdominal e obesidade." Priscila Di Ciero - Pós Graduada em Nutrição Esportiva."

Assustadas?! Acalmem-se o mundo não acabou! Existem opções que podem nos livrar  de parte desses males, ainda não testei nenhuma delas, mas me empolguei bastante e assim que eu testar alguma venho aqui falar! 
 ~ Gelatina caseira, essa é um pouco trabalhosa, tem que comprar o mocotó (sim gelatina é feita disso!) e colocar pra cozinhar. 
 ~ Ágar-ágar essa é uma opção natureba, esse produto é feito a base de algas e além do queridinho colágeno também tem outras proteínas e sais. :) Ela pode ser encontrada naquelas lojas de produtos naturais.

Em ambas as opções você pode misturar sucos de fruta natural. Enriquecendo mais ainda a sua sobremesa e fugindo das substâncias nocivas.

Que tal testarmos?!
Besitos. ;*


Nenhum comentário:

Postar um comentário